O que fazer em Paris, as dicas da Lina Hauteville

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Paris e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Lina Hauteville, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e autora do belíssimo blog Conexão Paris, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Paris para tornar a sua estadia na capital francesa única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Paris, onde o levarás?” – eis as sugestões da expert Lina.

O que fazer em Paris com um amigo

Moro em Paris desde 1983. Uma vida. Costumo dizer que sou brasileira e me tornei parisiense. Paris é uma cidade pequena, plana, fácil e belíssima. Podemos conhecê-la a pé, uma das grandes qualidades desta cidade considerada como uma das mais bonitas do mundo. Descrever para os leitores do excelente Alma de Viajante alguns dos meus rituais é um grande prazer.

#1 Chá da tarde ou aperitivo no Hotel Westin de Paris

Entrada do Westin Hotel Paris
Entrada do Westin Hotel Paris

No final de tarde, quando estiver cansado da agitação das ruas de Paris lembre-se desta nossa proposta. Num dos pontos mais nobres da cidade, entre os Tuileries e a Place Vendôme, existe um oásis de paz: o jardim interno do Hotel Westin de Paris. Entre, escolha uma das mesas deste maravilhoso pátio, peça um chá, escolha uma das pâtisseries expostas no carrinho da entrada, são todas deliciosas, e relaxe.

Se, ao contrário, estiver precisando de algo mais tónico, peça, aí mesmo no jardim, uma coupe de champagne. E se preferir um ambiente mais europeu atravesse o corredor do hotel e entre no Bar do Westin. Espaço perfeito com poltronas de couro confortáveis, iluminação delicada e excelentes cocktails.

Westin de Paris: 3 Rue de Castiglione 75001 Paris. Reservar o hotel

#2 Passagem Panorama e seus restaurantes (um passeio para voltar no tempo)

Restaurante Stern
Sobremesa deliciosa no restaurante Stern

As passagens cobertas são galerias no interior dos edifícios e serviam de abrigo contra o frio, nos séculos passados, a uma clientela rica. Do ponto de vista do urbanismo, elas simbolizaram a conquista da cidade pelos burgueses. Iluminadas por uma cobertura de placas de vidro e aquecidas, representaram um marco de modernidade. Elas cortavam caminho de um lado a outro e eram ocupadas por lojas, restaurantes, artesãos. A maioria delas se encontra no lado direito do Rio Sena, no interior dos limites de Paris antes de 1860. Elas estão perto da região denominada Grandes Bulevares ou seja, boulevard dês Italiens, boulevard Montmartre.

A nossa preferida é a Passagem Panorama, alegre, divertida e com vários restaurantes deliciosos. Gosto muito do Noglu, que faz parte da associação With Love Allergen Free. As tortas e as sobremesas são deliciosas. Mas o meu preferido é o Stern, inaugurado no ano passado. Trata-se de uma cantina italiana com decoração de Philippe Stark.

#3 Le Petit Palais, um monumento bonito e desconhecido dos turistas

O que fazer em Paris: visitar Le Petit Palais
Le Petit Palais

O Petit Palais é um endereço praticamente desconhecido apesar de se encontrar num dos pontos mais turísticos de Paris. A visita vale a pena. O museu é gratuito, sua arquitetura é muito bonita, sua decoração maravilhosa, seu jardim interno absolutamente charmoso e romântico, seu acervo possui obras de Delacroix, Rodin, Maillol, Vuillard, Courbet, Toulouse Lautrec, seu café/restaurante serve pratos saborosos e baratos e os banheiros do sub-solo são grandes, bonitos, confortáveis e limpos. Todas estas variáveis formam um argumento de peso.

Quando estiver na avenida Champs Elysées, dobre a esquina da avenida Winston Churchill e comece por admirar a porta de entrada do Petit Palais, talvez uma das mais bonitas de Paris.

O visitante é acolhido por este hall deslumbrante onde cada detalhe arquitetónico e decorativo merece a sua atenção. Este monumento foi construído para a Exposição Universal de 1900, ao mesmo tempo que o Grand Palais e a ponte Alexandre III, e possui uma decoração belíssima que demorou mais de vinte anos para ser realizada.

Petit Palais: Avenue Winston Churchill | 75008 Paris (Metro Champs Elysées)

#4 Cave Legrand, degustação de vinhos excecionais numa das caves mais tradicionais de Paris

Visitar Paris: Cave Legrand
Cave Legrand

A Cave Legrand é a mais bonita e elegante loja de vinhos de Paris. Situada dentro da também lindíssima galeria Vivienne, uma passagem coberta construída em 1823, a Legrand tem uma adega com mais de 5 mil vinhos de cerca de 350 viticultores – incluindo rótulos consagrados de Bordeaux e da Borgonha que não se encontram facilmente em outras lojas.

Gosto de sentar no balcão e saborear uma tábua de queijos acompanhada pelos vinhos escolhidos pelo sommelier.

Cave Legrand: 1 Rue de la Banque | 75002 Paris

#5 Pont des Arts, uma foto inesquecível de Paris

Pont des Arts Paris
Pont des Arts, antes de os cadeados serem removidos

Quando quero tirar uma maravilhosa foto de Paris vou até a Pont des Arts, a antiga ponte dos namorados, uma passarela para peões unindo o Louvre ao Institut de France.

Durante muitos anos deixei de passear pela ponte por causa da poluição visual provocada pelos cadeados. A Prefeitura de Paris retirou todos os cadeados e as grades foram substituídas por proteções de vidro. A ponte está linda de novo e é de lá que tiramos a foto do Sena, das suas ilhas e das pontes.

Mapa: o que fazer em Paris

Se está a pensar viajar para Paris, conheça o excelente trabalho da Lina Hauteville em www.conexaoparis.com.br, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua visita à capital francesa. Veja também o artigo sobre onde ficar em Paris para conhecer os melhores bairros e hotéis da capital francesa.

Pesquisar hotéis em Paris

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

3 comentários em “O que fazer em Paris, as dicas da Lina Hauteville”

  1. Bravíssimo, conheço todos e assino em baixo.

    Responder
  2. Tenho 66 anos e sei que não desencarnarei sem antes conhecer Paris. Vocês são demais !

    Responder
  3. Gostaria de receber mais dicas

    Responder

Deixe um comentário