Quer visitar Madrid e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a bracarense Susana Almeida, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e autora do excelente Desbravando Madrid, um blog de viagens inteiramente dedicado à capital de Espanha, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Madrid para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Madrid, onde o levarás?” – eis as dicas da Susana.
O que fazer em Madrid com um amigo
Antes de começar gostaria de agradecer o convite para participar nesta série. Como seguidora do Alma de Viajante, tinha lido alguns artigos desta série e pareceram-me muito interessantes. Estava longe de pensar que seria convidada para escrever um deles!
Vivo há quase três anos em Madrid, mas ainda estou à procura do meu cantinho especial. Entretanto vou descobrindo muitos outros cantinhos, alguns deles tão bons que acabaram por se tornar nos meus favoritos. Deixo-vos cinco sugestões para que, quando vierem dar uma volta pela capital espanhola, não fiquem “presos” nos sítios do costume da Gran Via, Sol, Preciados… Espero que gostem!
#1 Entre Cáceres y Badajoz
Dos milhares de bares em Madrid, este é sem dúvida o meu favorito, onde levo todos os amigos que me visitam. Não está situado no centro da cidade, o que faz com que não seja tão conhecido entre “estrangeiros” nem passe o dia inundado de turistas. Ir a uma segunda-feira ao meio-dia ou a um sábado à noite é praticamente o mesmo! Vão encontrá-lo sempre com bastante gente.
É o típico bar espanhol onde podemos pedir uma cerveja e somos agraciados com uma tapa, de proporções generosas (ao contrário de outros sítios mais centrais e turísticos de Madrid). A comida no geral é muito boa e, se ficarem com fome, podem sempre pedir alguma ración (dose). As minhas sugestões: huevos rotos com jamón, chipirones fritos, patatas ali-oli e os canapés.
Está situado perto da Praça de Touros de Las Ventas (Calle Don Ramón de la Cruz 109, metro: Manuel Becerra).
#2 Bairro de Lavapiés
O Lavapiés é o bairro mais multicultural de Madrid, onde convivem diariamente pessoas de 88 nacionalidades diferentes. Por aqui podemos encontrar de tudo um pouco: restaurantes egípcios, senegaleses, chineses, indianos; casas de chá árabes, supermercados halal, restaurantes galegos, bares brasileiros ou vegans, etc etc etc. Tudo o que imaginarem, de certeza que em Lavapiés encontram!
Como moro perto, costumo andar muitas vezes pelo bairro, e este é sem dúvida um local perfeito para levar os amigos mais indecisos.
O bairro tem tantas coisas para descobrir que é quase possível passar um dia só por aqui: começar o dia com um batido de frutas feito ao momento no Café El Mar (café vegan e loja de produtos biológicos), passear pelas lojas étnicas e mercados do bairro, ver uma exposição na La Casa Encendida, almoçar comida indiana no Shapla 2, conhecer o Mercado de San Fernando e tomar uma cerveja artesanal no La Buena Pinta, assistir ao pôr-do-sol no rooftop Gau & Café das Escuelas Pías de Lavapiés, comer umas croquetas de jamón e uma zapatilla no Bar Melos, ouvir um samba de gafiera no Liber Art ou um rock no Café Olivia.
#3 Real Basílica de San Francisco el Grande
Quando entrei na Real Basílica de San Francisco el Grande pela primeira vez fiquei maravilhada com as estátuas de mármore e as pinturas da cúpula. Mais tarde, fiquei a saber que a cúpula era considerada como tendo o terceiro maior diâmetro circular de todo o cristianismo, atrás do Panteão de Agripa e da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Não é um lugar onde costume levar a maior parte dos meus amigos, porque nem toda a gente gosta de visitar igrejas, mas acho que esta Basílica é bastante mais bonita do que a Catedral de La Almudena e merece uma visita!
Ao lado da Basílica há um jardim, a Dalieda de San Francisco, frequentado por muito pouca gente, mas com vistas espantosas sobre a cidade. O jardim está um pouco maltratado, mas os bancos, o silêncio e as vistas (principalmente ao pôr-do-sol) compensam.
#4 Parque do Retiro: Palácio de Cristal e Jardins de Cecílio Rodriguez
Felizmente Madrid está cheia de parques, cada um deles mais bonito que o anterior. Há alguns deles que aconselho a 100% como a Quinta de los Molinos (amendoeiras em flor durante a Primavera), o Parque Juan Carlos I (Jardim das 3 culturas), o Parque del Capricho (o parque mais romântico) ou as 7 Tetas de Vallecas (com vistas espantosas sobre o skyline de Madrid).
Normalmente as visitas vêm sempre com o tempo contado, então ficamo-nos só pelo Parque do Retiro, que está mais central. Sou franca: não sou fã da zona do Estanque, o lago grande com barquinhos, e passo apenas para as pessoas tirarem a fotografia da praxe.
Os meus locais favoritos do parque são três: Palácio de Cristal, principalmente durante o Outono, com o seu lago e árvores de tons amarelos, alaranjados e vermelhos; Jardins de Cecílio Rodriguez, a zona menos conhecida do parque, perfeita para uma tarde de conversa ou de leitura na companhia dos simpáticos pavões que por lá vivem; estátua do Anjo Caído, uma das únicas estátuas dedicadas a Lúcifer e que se encontra 666 metros acima do nível das águas do mar.
#5 Templo de Debod
Dos cinco lugares para visitar em Madrid talvez este seja o mais turístico e conhecido, mas como sou uma amante do antigo Egito e da sua cultura, o Templo de Debod não poderia faltar.
Debod foi um dos quatro templos oferecidos pelo governo do Egito aos países que ajudaram a salvar vários templos das margens do Rio Nilo aquando da construção da Grande Barragem de Assuão. É o único desses templos que está exposto ao ar livre e pode ser visitado gratuitamente.
O parque que o envolve é “casa” de muitos malabaristas, praticantes de slacklining, músicos amadores e “banhistas” que aproveitam a relva durante o verão para apanharem sol.
Talvez por causa da aura misteriosa do templo e/ou pelo silêncio do parque, diz-se que este é o lugar mais romântico de toda a cidade para ver o pôr-do-sol. Porque não experimentar? E depois dizem-me se gostaram!
Mapa: o que fazer em Madrid
Se está a pensar viajar para Madrid, conheça o excelente trabalho da Susana Almeida em www.desbravandomadrid.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua visita à capital espanhola.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.