Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Espanha » Madrid » O que fazer em Madrid, as dicas da Susana Almeida

O que fazer em Madrid, as dicas da Susana Almeida

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 7 Jul 2020 | Viagens na Minha Terra Espanha Europa Madrid 1 comentário
Tempo de leitura: 7 minutos

Quer visitar Madrid e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a bracarense Susana Almeida, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e autora do excelente Desbravando Madrid, um blog de viagens inteiramente dedicado à capital de Espanha, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Madrid para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Madrid, onde o levarás?” – eis as dicas da Susana.

O que fazer em Madrid com um amigo

Antes de começar gostaria de agradecer o convite para participar nesta série. Como seguidora do Alma de Viajante, tinha lido alguns artigos desta série e pareceram-me muito interessantes. Estava longe de pensar que seria convidada para escrever um deles!

Vivo há quase três anos em Madrid, mas ainda estou à procura do meu cantinho especial. Entretanto vou descobrindo muitos outros cantinhos, alguns deles tão bons que acabaram por se tornar nos meus favoritos. Deixo-vos cinco sugestões para que, quando vierem dar uma volta pela capital espanhola, não fiquem “presos” nos sítios do costume da Gran Via, Sol, Preciados… Espero que gostem!

#1 Entre Cáceres y Badajoz

Bar Entre Cáceres y Badajoz
Bar Entre Cáceres y Badajoz

Dos milhares de bares em Madrid, este é sem dúvida o meu favorito, onde levo todos os amigos que me visitam. Não está situado no centro da cidade, o que faz com que não seja tão conhecido entre “estrangeiros” nem passe o dia inundado de turistas. Ir a uma segunda-feira ao meio-dia ou a um sábado à noite é praticamente o mesmo! Vão encontrá-lo sempre com bastante gente.

É o típico bar espanhol onde podemos pedir uma cerveja e somos agraciados com uma tapa, de proporções generosas (ao contrário de outros sítios mais centrais e turísticos de Madrid). A comida no geral é muito boa e, se ficarem com fome, podem sempre pedir alguma ración (dose). As minhas sugestões: huevos rotos com jamón, chipirones fritos, patatas ali-oli e os canapés.

Está situado perto da Praça de Touros de Las Ventas (Calle Don Ramón de la Cruz 109, metro: Manuel Becerra).

#2 Bairro de Lavapiés

O que fazer em Madrid: Bairro Lavapiés
Bairro Lavapiés, o mais multicultural de Madrid

O Lavapiés é o bairro mais multicultural de Madrid, onde convivem diariamente pessoas de 88 nacionalidades diferentes. Por aqui podemos encontrar de tudo um pouco: restaurantes egípcios, senegaleses, chineses, indianos; casas de chá árabes, supermercados halal, restaurantes galegos, bares brasileiros ou vegans, etc etc etc. Tudo o que imaginarem, de certeza que em Lavapiés encontram!

Como moro perto, costumo andar muitas vezes pelo bairro, e este é sem dúvida um local perfeito para levar os amigos mais indecisos.

O bairro tem tantas coisas para descobrir que é quase possível passar um dia só por aqui: começar o dia com um batido de frutas feito ao momento no Café El Mar (café vegan e loja de produtos biológicos), passear pelas lojas étnicas e mercados do bairro, ver uma exposição na La Casa Encendida, almoçar comida indiana no Shapla 2, conhecer o Mercado de San Fernando e tomar uma cerveja artesanal no La Buena Pinta, assistir ao pôr-do-sol no rooftop Gau & Café das Escuelas Pías de Lavapiés, comer umas croquetas de jamón e uma zapatilla no Bar Melos, ouvir um samba de gafiera no Liber Art ou um rock no Café Olivia.

#3 Real Basílica de San Francisco el Grande

Real Basílica de San Francisco el Grande
Real Basílica de San Francisco el Grande

Quando entrei na Real Basílica de San Francisco el Grande pela primeira vez fiquei maravilhada com as estátuas de mármore e as pinturas da cúpula. Mais tarde, fiquei a saber que a cúpula era considerada como tendo o terceiro maior diâmetro circular de todo o cristianismo, atrás do Panteão de Agripa e da cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Não é um lugar onde costume levar a maior parte dos meus amigos, porque nem toda a gente gosta de visitar igrejas, mas acho que esta Basílica é bastante mais bonita do que a Catedral de La Almudena e merece uma visita!
Ao lado da Basílica há um jardim, a Dalieda de San Francisco, frequentado por muito pouca gente, mas com vistas espantosas sobre a cidade. O jardim está um pouco maltratado, mas os bancos, o silêncio e as vistas (principalmente ao pôr-do-sol) compensam.

#4 Parque do Retiro: Palácio de Cristal e Jardins de Cecílio Rodriguez

Parque do Retiro, Madrid
Jardins de Cecílio Rodriguez no Parque do Retiro, Madrid

Felizmente Madrid está cheia de parques, cada um deles mais bonito que o anterior. Há alguns deles que aconselho a 100% como a Quinta de los Molinos (amendoeiras em flor durante a Primavera), o Parque Juan Carlos I (Jardim das 3 culturas), o Parque del Capricho (o parque mais romântico) ou as 7 Tetas de Vallecas (com vistas espantosas sobre o skyline de Madrid).

Normalmente as visitas vêm sempre com o tempo contado, então ficamo-nos só pelo Parque do Retiro, que está mais central. Sou franca: não sou fã da zona do Estanque, o lago grande com barquinhos, e passo apenas para as pessoas tirarem a fotografia da praxe.

Os meus locais favoritos do parque são três: Palácio de Cristal, principalmente durante o Outono, com o seu lago e árvores de tons amarelos, alaranjados e vermelhos; Jardins de Cecílio Rodriguez, a zona menos conhecida do parque, perfeita para uma tarde de conversa ou de leitura na companhia dos simpáticos pavões que por lá vivem; estátua do Anjo Caído, uma das únicas estátuas dedicadas a Lúcifer e que se encontra 666 metros acima do nível das águas do mar.

#5 Templo de Debod

Visitar Madrid: Templo Debod
Templo de Debod, em Madrid

Dos cinco lugares para visitar em Madrid talvez este seja o mais turístico e conhecido, mas como sou uma amante do antigo Egito e da sua cultura, o Templo de Debod não poderia faltar.

Debod foi um dos quatro templos oferecidos pelo governo do Egito aos países que ajudaram a salvar vários templos das margens do Rio Nilo aquando da construção da Grande Barragem de Assuão. É o único desses templos que está exposto ao ar livre e pode ser visitado gratuitamente.

O parque que o envolve é “casa” de muitos malabaristas, praticantes de slacklining, músicos amadores e “banhistas” que aproveitam a relva durante o verão para apanharem sol.

Talvez por causa da aura misteriosa do templo e/ou pelo silêncio do parque, diz-se que este é o lugar mais romântico de toda a cidade para ver o pôr-do-sol. Porque não experimentar? E depois dizem-me se gostaram!

Mapa: o que fazer em Madrid

Se está a pensar viajar para Madrid, conheça o excelente trabalho da Susana Almeida em www.desbravandomadrid.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua visita à capital espanhola.

Pesquisar hotéis em Madrid

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens na Minha Terra Espanha Europa Madrid

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Procure os melhores voos para Madrid. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Reserve um hotel em Madrid e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou, em alternativa, na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Eu nunca viajo sem seguro.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou Wise. Eu uso ambos nas minhas viagens.

Comentários

  1. Mari Vidigal

    Obrigada por recomendar o Ideias na mala! Adorei as dicas do post! Amo Lava Pies de paixão.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 50 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

Madrid

Pesquise os melhores voos para Madrid

Reserve um hotel em Madrid ao melhor preço (veja as promoções).

Peça o seu cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias.

Faça um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou na World Nomads (5% de desconto com o código FMGOME5).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens