Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Lisboa

O que fazer em Lisboa (5 dicas da Priscila Roque)

Por Filipe Morato Gomes | Viagens na Minha Terra Europa Lisboa Portugal
Atualizado em 29.01.2023 | Tempo de leitura: 6 minutos

Quer visitar Lisboa, capital de Portugal, e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei a Priscila Roque, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e autora do excelente blog Cultuga, a partilhar cinco sugestões (com sotaque brasileiro) sobre o que fazer em Lisboa para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Lisboa, onde o levarás?” – eis as dicas da Priscila.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que fazer em Lisboa (onde levar um amigo)
    • 1.1 Igreja de São Domingos
    • 1.2 Fundação Calouste Gulbenkian
    • 1.3 Casa do Alentejo
    • 1.4 Livraria Ferin
    • 1.5 Manteigaria
  • 2 Mapa com o que fazer em Lisboa
  • 3 Guia prático
    • 3.1 Onde dormir em Lisboa
    • 3.2 Seguro de viagem

O que fazer em Lisboa (onde levar um amigo)

Lisboa me conquistou desde o nosso primeiro encontro, com seu rico universo cultural. Mas tem como não se apaixonar? Afinal, essa cidade iluminada nos convida a boas opções de segunda a segunda. Por viver aqui, quando eu e o Rafael (meu marido e companheiro no Cultuga) recebemos um grande amigo, fazemos questão de apresentar a nossa Lisboa (e é um pouquinho de cada um que passa por ela). Assim, a convite do Filipe, vou partilhar os 5 locais que sempre arrancam sorrisos dos nossos amigos.

Igreja de São Domingos

Nave central da Igreja de São Domingos, Lisboa
Nave central da Igreja de São Domingos, Lisboa

Diferente do que você pode estar pensando, essa não é uma visita indicada somente aos religiosos. Aqui, o que realmente impressiona é o seu aspecto interior repleto de cicatrizes.

A Igreja de São Domingos, com raízes no século XIII e de intensa importância para a monarquia portuguesa, sofreu com os muitos terremotos e, mais recentemente, com um incêndio, em 1959. Depois de quase 40 anos com as portas fechadas, reabriu com poucas reformas e muitas marcas dessas tragédias, em 1994.

Quem a vê por fora, não imagina a experiência que é caminhar por seus corredores e das dimensões que ela tem. São paredes queimadas, colunas deterioradas, altares vazios e imagens antigas incompletas. Porém, cheia de vida, com missas diárias, o calor de seus fiéis e alguns quadros e imagens também em perfeito estado. Essa é uma daquelas visitas que causa as mais diversas sensações…

Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa
Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

Se você abrir um bom guia de viagens de Lisboa, certamente ele vai te indicar a Fundação Calouste Gulbenkian. O que não estará escrito por lá é como aproveitar melhor a sua visita, sem ser da forma mais genérica possível (“visite o museu do magnata do petróleo” ou “um parque repleto de esculturas modernas”).

A minha sugestão é que você separe meio período para aproveitar esse espaço, seja sozinho, em casal ou com a família, que é um verdadeiro oásis no meio do centro comercial de Lisboa. Comece em um percurso relaxante por seus caminhos escondidos, ladeados por lagos e diversas espécies de plantas. Conheça, então, sua principal livraria, com edições próprias voltadas para temas como arte e saúde.

Almoce no restaurante da fundação, que oferece um buffet frio com muitas opções e excelente preço (além de ser totalmente fora dos clássicos turísticos) e, se desejar, finalize o seu passeio visitando o museu que guarda as riquezas desse senhor arménio, o Calouste Gulbenkian, que no final de sua vida descobriu uma intensa e bonita paixão por Lisboa. Com arte egípcia e oriental, esculturas e pinturas de diversas fases e também artes decorativas.

Casa do Alentejo

Casa do Alentejo, em Lisboa
Fachada da Casa do Alentejo, em Lisboa

Esse é um daqueles chamados “segredinhos de Lisboa”, sabe? A Casa do Alentejo fica numa rua super popular, a Portas de Santo Antão, atrás da Praça dos Restauradores. Ou seja, no coração do centro histórico. Porém, com uma fachada bem simples e discreta. Quem passa por ali, definitivamente, não se sente convidado a entrar.

Descobrimos essa casa quando frequentamos, por algum tempo, um encontro semanal de couchsurfers em uma de suas salas – para que você tenha ideia do quanto esse ambiente é democrático.

Ao subir a escadaria, o primeiro “uau!”, pois descobre-se aqui a imponência do antigo Palácio Alverca, com raízes no século XVII. O que vemos hoje não é tão antigo assim, pois o local passou por uma profunda restauração no início do século XX – quando se transformou no primeiro casino da capital.

Desde a década de 30, esse é o espaço referência do Alentejo em Lisboa. E a visita, gratuita, nos coloca junto a salas majestosas de tirar o fôlego, com uma coleção de azulejos lindíssima logo no seu primeiro pátio de inspiração árabe. Com restaurante e café.

Livraria Ferin

Livraria Ferin, Lisboa
Livraria Ferin

Lisboa tem muitas livrarias interessantes e históricas. Fica difícil eleger uma favorita. Mas, confesso que, com a Ferin, guardo um carinho especial. Essa é uma daquelas que está no caminho de muitos viajantes, mas sua fachada discreta também não desperta a curiosidade.

Quer um único argumento para aguçar a sua vontade de visitá-la? A Ferin era uma das favoritas de Eça de Queirós. Outro argumento? Eles mantêm ainda muito de seu mobiliário original, do século XIX. Mais? Ela é gerida pela mesma família há seis gerações.

Se você, assim como eu, é apaixonado por livros de história e arte, passe por essa porta e sinta o perfume da madeira. Esse será o início de uma bela viagem pelo universo literário de um espaço tão interessante. Não deixe de verificar a agenda de eventos da livraria na altura da sua visita. Eles acontecem no subsolo, que também é muito bonito e guarda muitas de suas relíquias.

Manteigaria

Pastéis de nata na Manteigaria
Pastéis de nata na Manteigaria

Comer um pastel de nata em Lisboa é clichê. Mas a verdade é que os lisboetas realmente saboreiam esse doce diariamente – não é só coisa de turista.

Para não fugir à regra, eu também tenho o meu favorito – que é o da Manteigaria. Com um horário estendido, até à meia-noite, consigo levar um amigo querido seja durante um passeio da manhã ou numa voltinha pelo Bairro Alto, à noite.

A loja tem esse nome pois está instalada no edifício da antiga Manteigaria União – que antes vendia manteiga, claro, e também queijos. Hoje, encosto 5 minutinhos ali no balcão para um pastelzinho com café – nada mal. Ah, e se você estiver passando pelo Largo de Camões e ouvir as badaladas de um sino, trata-se de um chamado: são os pastéis de nata da Manteigaria saindo do forno!

Mapa com o que fazer em Lisboa

Se está a pensar visitar Lisboa, conheça o excelente trabalho da Priscila Roque em www.cultuga.com.br, um blog recheado de dicas para o ajudar a decidir o que fazer em Lisboa e outras cidades portuguesas.

Guia prático

Onde dormir em Lisboa

Não faltam apartamentos, hotéis e hostels de excelente qualidade na cidade da Lisboa. Veja, por exemplo, a lista dos melhores hotéis de Lisboa segundo a central de reservas booking.com; ou o texto sobre onde ficar em Lisboa (os melhores bairros). Se preferir, use o link abaixo para procurar alojamento.

Reservar hotel em Lisboa

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens na Minha Terra Europa Lisboa Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Lisboa e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Cáceres e sua encantadora cidade velha
Explorando o Conjunto Arqueológico de Mérida »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Lisboa

Reserve um hotel em Lisboa ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens