Destino: Europa » Portugal » Minho » Ponte da Barca

Lindoso, um castelo com vista para os espigueiros

Castelo de Lindoso
Vista das muralhas do Castelo de Lindoso

Não ia visitar Lindoso há já muitos anos. Mas, estando no Soajo, a curta distância da aldeia, não poderia deixar passar a oportunidade de voltar a apreciar o seu importante património edificado, nomeadamente o castelo e o excecional conjunto de espigueiros.

Infelizmente, algumas atrações estavam de portas fechadas. Foi o caso da Porta de Lindoso, uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês – que fui tentar conhecer mal cheguei a Lindoso. Ao que consta, possui uma exposição permanente onde é possível perceber como “a paisagem foi modelada pela água e transformada pelo homem, e de que modo é que este, sabiamente, utilizou os recursos naturais disponíveis”.

Apesar desse percalço, a verdade é que não faltam motivos de interesse na aldeia. Eis, pois, o que fazer em Lindoso num fim de tarde bem passado.

O que ver e fazer em Lindoso

Espigueiros de Lindoso

Espigueiros de Lindoso
Espigueiros de Lindoso

O conjunto de espigueiros de Lindoso é composto por cerca de 60 unidades, facto que o coloca entre os maiores aglomerados do género em toda a Península Ibérica. É um dos aspetos identitários mais marcantes dos povoados rurais das serranias minhotas.

As edificações datam dos séculos XVIII e XIX e serviam, como é sabido, para secar e armazenar milho. Não por acaso, e uma vez que o trabalho coletivo era a norma na região, estão concentradas em torno de uma única eira retangular.

Curioso é que, ao contrário dos espigueiros do Soajo, alguns dos espigueiros de Lindoso têm laterais com ripado de madeira (e não totalmente em granito). Isto apesar de outros serem feitos integralmente de pedra, com estreitíssimas fendas verticais que permitiam a circulação do ar no interior do espigueiro.

Características arquitetónicas à parte, é um dos ex-líbris da aldeia. A visitar, portanto!

Outros espigueiros da freguesia

  • Espigueiros de Cidadelhe. Núcleo de espigueiros estreitos, edificados nos séculos XVIII e XIX, “marcado pela excelência arquitetónica de alguns deles e pelo seu harmonioso enquadramento paisagístico”.
  • Espigueiros de Parada, na Eira do Tapado. Parecidos com os de Lindoso, “de granito, planta retangular e pare­des aprumadas, usados para secar e armazenar milho grosso”.
  • Espigueiros de Parada, na Portela da Leija. São estreitos e inteiramente em granito, com planta retangular e paredes aprumadas. Há um espigueiro de fendas horizontais, uma raridade em Portugal.

Castelo de Lindoso

O que fazer em Lindoso: visitar o castelo
Vista a partir do Castelo de Lindoso para a eira da aldeia

Construído na margem esquerda do Rio Lima e considerado um dos mais relevantes monumentos militares da raia, o Castelo de Lindoso teve, na sua origem, a dupla função de edifício defensivo e de marco de soberania da fronteira com Espanha. Fica a dois passos da Barragem do Alto-Lindoso.

Depois de cirandar pela eira e de ter apreciado os seus espigueiros, foi precisamente o Castelo de Lindoso que decidi visitar. É uma edificação imponente, que marca de forma indelével a paisagem da aldeia.

Infelizmente, e apesar de conseguir entrar na zona muralhada, não me foi possível visitar o interior do castelo propriamente dito, onde existe um museu que exibe importante espólio arqueológico proveniente de estações escavadas na área envolvente ao Castelo de Lindoso, para além de uma coleção de armas cedida pelo Museu Militar do Porto.

Seja como for, e mesmo com o museu fechado, o castelo é um dos óbvios locais a visitar em Lindoso!

Igreja de São Mamede

Igreja Matriz de Lindoso
Entrada da Igreja Matriz de Lindoso

Ainda hoje usada pelos fiéis para as cerimónias litúrgicas, a Igreja de São Mamede (ou Igreja Matriz de Lindoso) fica no coração de Lindoso. Não posso dizer que é das igrejas mais espetaculares que já vi – longe disso! -, mas é um edifício importante no contexto da aldeia; sendo, por isso, merecedora de, pelo menos, um olhar atento sobre a fachada e a torre sineira central.

Cruzeiro de Lindoso

Pelourinho de Lindoso
Pelourinho, junto ao conjunto de espigueiros

Localizado junto ao conjunto de espigueiros, o Cruzeiro de Lindoso é, nas palavras oficiais, um “cruzeiro granítico que encima elevado fuste, de base quadrangular”. Vai, com toda a certeza, reparar nele quando visitar a aldeia.

Ir ao Soajo

Vila do Soajo

Estando em Lindoso, seria uma pena não aproveitar para visitar o Soajo e algumas das lagoas nas redondezas.

Outros locais a visitar perto de Lindoso

  • Gravuras Rupestres da Bouça do Colado. Gravuras em razoável estado de conservação.
  • Gravuras Rupestres de Porto Chão. Na povoação de Porto Chão encontra-se um bloco granítico que “ostenta gravuras rupestres, essencialmente representando círculos concêntricos e covinhas”.
  • Ponte de Santiago. Também conhecida por Ponte de Parada, é uma construção medieval que entretanto “sofreu algumas remodelações oitocentistas”.

Dicas para visitar Lindoso

Como chegar a Lindoso

Tendo como referência a cidade do Porto, a melhor forma de chegar à aldeia de Lindoso é seguir pela A3 até Ponte de Lima e, daí, prosseguir pela IC28, N203 e N304-1, respetivamente. No total, são cerca de 120km até Lindoso.

Onde ficar em Lindoso

A melhor sugestão hoteleira da região não fica exatamente em Lindoso. Chama-se RH Casas de Campo Design, fica na aldeia de Parada, a pouco mais de 1km de Lindoso, e é absolutamente recomendável. Não muito longe fica a Casa do Charco, uma alternativa tradicional e mais modesta, mas igualmente atraente.

Se preferir ficar hospedado no Soajo (foi o que eu fiz), não hesite em escolher uma casa tradicional dentro da vila. Eu fiquei na Casa do “Ti Viúva”, uma casa da família do meu amigo Manuel Lage, e recomendo sem reservas. Outras alternativas de grande qualidade são as Casas do Cavaleiro Eira e a Casa Rautau.

Pesquisar hotéis no Soajo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros destinos a visitar em Portugal

Se está a pensar visitar Soajo, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras aldeias, cidades e ilhas portuguesas.

AlcobaçaAldeias do XistoAldeias Vinhateiras do DouroAmaranteArcos de ValdevezAveiroBragançaCastro LaboreiroChavesCorucheEsposendeÉvoraFigueira da FozGuimarãesIlha das FloresIlha de Santa MariaIlha do CorvoLeiriaLindosoLisboaMatosinhosMelgaçoMina de São DomingosMiranda do DouroMonsantoOvarParedesPitões das JúniasPodencePonte de LimaPortalegrePortoPorto SantoQuintandonaRio de OnorSão JorgeSão MiguelSisteloTaviraTomarViseu

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário