Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Penafiel

Quintandona, uma aldeia de xisto às portas de Penafiel

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Penafiel Portugal Aldeias
Atualizado em 13.06.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Pormenor de uma casa de xisto em Quintandona Penafiel
Pormenor de uma casa de xisto em Quintandona

A escassa meia hora de viagem da cidade do Porto, existe um segredo mal guardado para os amantes das aldeias portuguesas. Quintandona, de seu nome, é uma aldeia de xisto em plena Rota do Românico, no concelho de Penafiel, recuperada com um bom gosto incrível.

Quase todas as casas e muros são construídos em xisto, o que a torna única na região. Descobri-a numa escapadinha a partir do Porto, e essa experiência que agora partilho.

Um dia em Quintandona

A propósito de um trabalho sobre a não menos fabulosa Casa Valxisto – Country House, a Aldeia Preservada de Quintandona entrou no meu plano de escapadinhas invernais.

Cheguei sábado à tarde pronto para explorar a aldeia, mas o inverno não deu tréguas nem por um minuto: chuva, frio e muito vento remeteram-me para o aconchego da Casa Valxisto durante toda a tarde e noite. Estava muito bem instalado – é certo – , mas cheguei a temer ficar retido na Valxisto sem sequer conseguir visitar Quintandona.

Belíssimo casario na aldeia preservada de Quintandona
Belíssimo casario na aldeia de Quintandona

Felizmente, o sol apareceu na manhã de domingo, ainda que timidamente, e o frio, o vento e a chuva amainaram o suficiente para uma incursão familiar à aldeia.

Caminhei pelas ruelas de Quintandona, sentei-me a desenhar com a minha filha, resmunguei por ser tão cedo e o Winebar Casa da Viúva estar fechado. Pareceu-me um espaço extraordinário, e um dos motivos porque eu tenho mesmo de voltar a Quintandona!

Aldeia de Quintandona
Passeando pelo centro da aldeia

Passei pelo pelourinho, pela capela centenária, por vários canastros – nome dado aos espigueiros nesta região -, pelo lavadouro público da aldeia, pelas ruelas empedradas, de pescoço curvado para apreciar as fachadas de xisto, feliz pela descoberta. Quintandona é mesmo um charme.

Rua de Quintandona
Rua de Quintandona

A revitalização de Quintandona é um caso de sucesso. Uma recuperação que devolveu vida à aldeia, muito por culpa de uma comunidade muito ativa que, ao que parece, faz milagres com poucos recursos.

Um exemplo é a Festa do Caldo, no terceiro fim de semana de setembro, que está quase a completar uma dezena de edições e sobre a qual nada sabia.

Exterior da Casa Valxisto, em Quintandona
Canastro (espigueiro) no exterior da Casa Valxisto

Foi então que me “caiu a ficha”: como é possível não ter visitado antes a aldeia de Quintandona? Conheço muito do meu país, mas está visto que tenho mesmo de investir ainda mais tempo a desbravar Portugal e o que me é próximo.

Casario na aldeia de Quintandona, Penafiel
Casario na aldeia preservada de Quintandona, concelho de Penafiel

Cheguei a casa tão entusiasmado com a aldeia que fiquei com vontade de regressar a Quintandona durante a Festa do Caldo. Tem mesmo a minha cara.

Nas minhas pesquisas cibernéticas – o entusiasmo dá nisto! -, encontrei também outra aldeia preservada na zona de Penafiel, chamada Cabroelo. Fica para uma próxima viagem! Porque uma coisa é certa: tenho mesmo de voltar para explorar com mais calma as Terras do Sousa.

Winebar Casa da Viúva
Desenhando o Winebar Casa da Viúva

Veja mais fotos de Quintandona.

Guia para visitar Quintandona

Algumas dicas práticas para o ajudar a planear a visita à aldeia de xisto.

Como chegar a Quintandona

A partir do Porto, deve seguir pela A4 até à saída 9 (as instruções oficiais referem a saída 10, eu testei ambas e prefiro sair antes); e seguir as indicações para Recarei (N15). Em Recarei, entre na N319, passe por Sobreira e pouco depois chegará à aldeia de Quintandona. No total, são menos de 35Km (30 minutos de viagem).

Caso não tenha carro, pode também ir de comboio. Para isso, na estação de Porto – São Bento apanhe um comboio em direção a Penafiel e saia em Recarei / Sobreiro. Depois são cerca de 4 km até à aldeia, que pode fazer de táxi.

Onde comer

Para refeições do tipo tapas, existe o já referido Winebar Casa da Viúva, bem no coração da aldeia, que funciona durante a semana a partir das 15:00 e ao fim de semana a partir das 13:00; encerra à segunda-feira. Para uma refeição completa e de grande qualidade, sugiro a gastronomia do turismo rural Casa Valxisto (marcação obrigatória).

Onde dormir

A aldeia é pequena mas, mesmo assim, há um par de alojamentos caso queira pernoitar por lá (e não pegar no carro após a Festa do Caldo, por exemplo). Recomendo a Casa Valxisto, um espaço extraordinário que aconselho sem reservas, mas há também a Vizinha da Viúva, uma pequena casa onde nunca dormi mas com boas referências.

Se já não conseguir lugar na aldeia, o Solar Egas Moniz e a Quinta da Fonte Arcada são outras opções de excelência a meia dúzia de quilómetros de distância. Se viajar com um grupo de amigos, considere alugar uma casa de turismo rural como a Olival House.

Por fim, para quem vem de longe e prefere dormir no Porto, e uma vez que Quintandona dá um passeio bate-volta perfeito a partir da cidade Invicta, veja onde ficar no Porto (sugestão de bairros e hotéis).

Reservar hotel em Quintandona

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Penafiel Portugal Aldeias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Quintandona e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O que fazer em Lima, as dicas da Beatriz Kuntz
Aldeia Preservada de Quintandona (álbum de fotos) »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Quintandona

Reserve um hotel em Quintandona ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens