Destino: Europa » Portugal » Porto

O que fazer no Porto (os segredos da Sara Riobom)

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar o Porto e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei a Sara Riobom, profunda conhecedora da cidade e autora do blog Portoalities, um blog totalmente dedicado à “Cidade Invicta”, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer no Porto para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar no Porto, onde o levarás?” – eis as sugestões da Sara.

O que fazer no Porto (com um amigo)

A cada ano que passa o Porto, cidade granítica então esquecida, recebe mais e mais turistas. Sobre ela já se escreveram muitos artigos e reportagens, fizeram-se ensaios e sessões fotográficas. Por isso, é muito gratificante mostrar-vos cinco coisas fora do comum para fazer no Porto. Espero que gostem!

Ver o pôr do sol nas Fontaínhas

Miradouro das Fontaínhas, Porto
Vista a partir da Alameda das Fontaínhas, no Porto

O Porto é a cidade de longas vistas sobre o Rio Douro, as caves do Vinho do Porto, a Ribeira e as suas famosas pontes. Os miradouros da Serra do Pilar, da Bataria da Vitória, das Virtudes e da Igreja dos Grilos estão, pela sua justa fama, sempre atulhados de turistas com os seus selfie sticks, casais apaixonados e grupos de alegres foliões.

Mas eu, uma simples moça da freguesia do Bonfim, prefiro o discreto miradouro da Alameda das Fontaínhas. Um local aprazível de onde se pode admirar não só a Ponte D. Luís e a Serra do Pilar, mas também a Ponte do Infante.

Precisamente devido à sua localização privilegiada, o miradouro da Alameda das Fontaínhas é também um ponto de paragem obrigatória durante o São João do Porto. O fogo de artifício, à meia-noite, proporciona um momento mágico quando visto deste palco popular.

Assistir aos fados da Rua do Ouro

Adega Rio Douro (Tasca da Piedade)
Adega Rio Douro (Tasca da Piedade)

O fado não é uma música do Norte de Portugal mas sim do centro, mais concretamente de Coimbra e de Lisboa. Assim, tenho sempre uma certa relutância em recomendar casas de fado no Porto, porque não é, efetivamente, uma coisa “nossa”, mas sim uma resposta à procura turística.

Existe, contudo, uma honrosa excepção: os fados da Rua do Ouro, em plena Foz do Rio Douro.

Às terças feiras, por volta das 16h, junta-se um burburinho de gente em frente à Adega Rio Douro – também conhecida por Tasca da Piedade. Umas guitarras portuguesas, uns cantores corajosos e um público curioso e pronto, está a festa montada. Tudo bem acompanhado por belos petiscos portugueses, como as iscas de bacalhau bem crocantes, as moelinhas ou o bucho.

Sem pretensiosismos ou complicações, a mistura genuína entre pescadores locais, hippies, turistas curiosos. Fabuloso.

Tomar café no Pretinho do Japão

Mercearia Pretinho do Japão, Porto
Mercearia Pretinho do Japão, Porto

No meu dia a dia opto por não fazer compras no supermercado. Compro os frescos (legumes, frutas e peixe) no Mercado do Bolhão e escolho uma das antigas mercearias do Porto para comprar cereais secos, queijos e enchidos.

Apesar de gostar de várias, destaco a mercearia do Pretinho do Japão, por aliar a tradição antiga de comprar café a granel com uma maravilhosa esplanada nas traseiras.

No Pretinho do Japão podem encontrar uma boa seleção de cafés de várias proveniências, chás, especiarias; e, claro, vinhos do Douro e da Região dos Vinhos Verdes.

Depois de fazerem as vossas compras, ou mesmo que estejam só de passagem, aproveitem para petiscar uma refeição leve na esplanada escondida. Vale mesmo a pena!

Visitar o Cemitério de Agramonte

O que fazer no Porto: visitar o Cemitério de Agramonte
Cemitério de Agramonte

De há muitos anos a esta parte que, sempre que viajo, faço questão de visitar um cemitério local por onde passo.

Este fascínio pelo repouso da morte é tão somente a vontade de compreender a forma como determinada comunidade encara a vida. É que os cemitérios são um organismo vivo que representa os estratos sociais de um país, a sua religião dominante, os materiais da região… uma fonte inesgotável de conhecimento, portanto.

No Porto existem cemitérios lindíssimos, nomeadamente o Cemitério de Agramonte, mesmo ao lado da Casa da Música.

Este cemitério, votado inicialmente a um certo desdém pelos habitantes do Porto, ganhou relevância ao tornar-se a morada imortal de importantes ordens religiosas: a do Carmo, a de S. Francisco e a da Trindade.

Aos poucos a elite portuense convenceu-se que o Cemitério de Agramonte era um local condigno para receber a sua última morada. Lá encontram-se os jazigos de escritores, presidentes da Câmara Municipal do Porto e empresários, formando umas alamedas que se calcorreiam facilmente a pé.

Destaco, também, o jazigo municipal com a sua belíssima claraboia e um jazigo judaico, pertíssimo da Capela do Cemitério de Agramonte, com as típicas pedras silenciosamente pousadas sobre a laje. É tão belo, este nosso cemitério!

Comer uma francesinha no Francesinha Café

Francesinha Café, Porto
As francesinhas no Francesinha Café

A Francesinha é considerada o ex-líbris gastronómico do Porto. Pela sua complexidade (leva mais de cinco tipos de enchidos e um molho picante de receita secreta); e pelo seu “peso” (tem mais de 2.000 calorias!), ninguém lhe fica indiferente. Ou se adoram ou se odeiam as nossas queridas francesinhas, que levantam sempre discussões acaloradas entre os locais. Afinal, onde se provam as melhores francesinhas do Porto?

Na verdade, para mim nem chega a ser uma discussão. Quanto mais francesinhas provo mais convicta estou de que a melhor francesinha do Porto é a do Francesinha Café.

Este café discreto, localizado numa rua residencial do Porto suficientemente afastada da Baixa, é a catedral dos verdadeiros apreciadores de francesinha.

Aqui só se fazem francesinhas; não há entradas e só muito recentemente é que introduziram uma deliciosa mousse de chocolate por sobremesa. Mas também não é preciso mais nada: a mestria sensorial e o rigor do chef Fernando dão origem a uma francesinha sem mácula, com bons ingredientes, um bife no ponto e um molho equilibradíssimo, que não causa enfartamento.

O chef Fernando diz, com um orgulho límpido que não chega a ser arrogância: “a minha francesinha é a melhor do Porto”. E eu renovo a minha convicção todas as semanas. :)

Mapa com o que fazer no Porto

Se está a pensar viajar para o Porto, conheça o excelente trabalho da Sara Riobom em www.portoalities.com, um blog de viagens recheado de dicas sobre o que fazer no Porto.

Guia prático

Onde dormir no Porto

Não faltam apartamentos, hotéis e hostels de excelente qualidade na cidade do Porto. Veja, por exemplo, a lista dos melhores hotéis do Porto segundo a central de reservas booking.com; o texto sobre onde ficar no Porto (os melhores bairros); ou as sugestões da Hotelandia no Porto. Se preferir, use o link abaixo para procurar alojamento.

Reservar hotel no Porto

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.