Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Leiria

Alcobaça, o que visitar para além do mosteiro

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Leiria Portugal
Atualizado em 21.06.2022 | Tempo de leitura: 7 minutos

O que visitar em Alcobaça: Centro histórico
Casario no centro de Alcobaça

Integrada na Rota do Património do Centro de Portugal, juntamente com Batalha, Coimbra e Tomar, Alcobaça tem no Real Mosteiro de Santa Maria o seu ex-líbris e ponto principal de atração para os visitantes que afluem à cidade.

Felizmente, não falta o que fazer em Alcobaça, incluindo fora da malha urbana, capaz de preencher um ou dois dias de deslumbramento.

Pela minha parte, já tinha visitado Alcobaça noutras ocasiões, mas faltava-me conhecer locais como o Museu do Vinho ou o Mosteiro de Santa Maria de Coz. Aliás, nunca tinha escrito sobre a cidade, pelo que o meu regresso a Alcobaça, mesmo que em contexto de pós-confinamento, revelou-se muito agradável e frutuoso.

Neste texto, partilho, pois, as minhas impressões sobre o que visitei, plasmadas numa pequena lista com o que ver e fazer em Alcobaça – cidade e arredores. Vamos a isso.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que visitar em Alcobaça
    • 1.1 Mosteiro de Alcobaça
    • 1.2 Museu do Vinho de Alcobaça
    • 1.3 Percurso Camoniano – Pedro e Inês em Cerâmica de Alcobaça
    • 1.4 Conhecer as chitas de Alcobaça
    • 1.5 Mosteiro de Santa Maria de Coz
  • 2 Outros lugares a visitar perto de Alcobaça
  • 3 Mapa com o que fazer em Alcobaça
  • 4 Guia prático
    • 4.1 Quando visitar Alcobaça
    • 4.2 Onde ficar
    • 4.3 Seguro de viagem

O que visitar em Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça, o que visitar
Fachada principal do Mosteiro de Alcobaça

É natural que visitar o Mosteiro de Alcobaça esteja no topo da lista de coisas a fazer em Alcobaça. E por bons motivos.

Tido como o “primeiro monumento integralmente gótico do país”, o conjunto monumental do Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça  constitui um dos mais notáveis e bem conservados exemplos da arquitetura e filosofia espacial Cisterciense.

O local escolhido para a sua construção tinha elevado potencial agrícola, algo tido como fundamental para os monges da Ordem de Cister. Foi construída uma levada desde o rio Alcoa, e o território envolvente foi “polvilhado de granjas, vinhas, pomares e pântanos reconvertidos em terrenos aráveis”.

Lá dentro, não falta o que visitar com atenção. Das dependências medievais – Sala do Capítulo, Refeitório, Sala dos Monges e Dormitório – ao Claustro do Silêncio, mandado construir por D. Dinis, passando pela Sacristia Nova e pelos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro.

Numa palavra, imperdível!

Museu do Vinho de Alcobaça

O que visitar em Alcobaça: Museu do Vinho
Interior do Museu do Vinho de Alcobaça

Cheguei ao Museu do Vinho de Alcobaça sem qualquer expectativa de que iria ver algo interessante. Mas, surpreendentemente, saí de lá com a convicção de ter visitado um dos melhores museus ligados ao vinho existentes em Portugal.

A autarquia alcobacense garante que o Museu do Vinho de Alcobaça dispõe do “acervo museológico mais completo do país na temática vitivinícola”, com mais de 10.000 objetos relacionados com o processo de produção do vinho.

Seja como for, para mim, amante do Douro Vinhateiro e da temática do enoturismo, foi um verdadeiro prazer deambular pela antiga adega da Quinta do Olival Fechado, datada do século XIX e criada pelo ilustre alcobacense José Eduardo Raposo Magalhães.

Foi ele um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da vitivinicultura na região de Alcobaça, aplicando na construção da adega a tecnologia mais avançada disponível à época; facto evidente na racionalidade dos espaços, na qualidade dos materiais e até na preocupação com as condições de higiene.

Tudo somado, foi uma surpresa muitíssimo agradável. Recomendo vivamente a todos os que se interessam pela cultura vinícola do país.

Percurso Camoniano – Pedro e Inês em Cerâmica de Alcobaça

Percurso Camoniano, Alcobaça o que visitar
Uma das cerâmicas do Percurso Camoniano, Alcobaça

O percurso Pedro e Inês em cerâmica de Alcobaça é uma intervenção urbana que presta homenagem à cerâmica artística de Alcobaça. Nas palavras oficiais, trata-se de “uma interpretação do episódio de Inês de Castro em Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões (séc. XVI)”.

“As 10 fábricas participantes traduzem em cada peça o universo literário, identitário e simbólico do amor de D. Pedro I e Inês de Castro – figuras imortalizadas no Mosteiro de Alcobaça”. O conjunto inclui ainda sonetos de Camões e de Miguel Torga.

O instalação artística foi colocada na Levada de Alcobaça, o sistema de abastecimento de água do mosteiro. Fica junto ao chamado Parque Verde, ao longo de uma artéria pedonal que faz a ligação entre a “Nova Alcobaça” e o Jardim do Obelisco.

Em termos práticos, não creio que seja daquelas coisas fundamentais numa visita a Alcobaça. Mas, fazendo a cerâmica artística parte da identidade regional, fica a referência.

Conhecer as chitas de Alcobaça

Chitas de Alcobaça
Interior da loja Made in Alcobaça

As chitas de Alcobaça são tecidos de algodão estampados, originários da Índia e trazidos para a Europa pelos navegadores portugueses. Em Alcobaça, as chitas têm grande tradição, destacando-se pelos padrões coloridos dos estampados, muito diversificados – de pássaros a figuras humanas, passando por frutas e flores.

Caso tenha interesse no assunto, visite a loja Made in Alcobaça, em frente ao mosteiro.

Mosteiro de Santa Maria de Coz

O que fazer em Alcobaça: visitar Mosteiro de Santa Maria de Coz
Cadeiral do coro das monjas, no Mosteiro de Santa Maria de Coz

Porventura a surpresa maior do meu roteiro pelo Centro de Portugal focado no património, visitar o Mosteiro de Coz enriqueceu um dia já de si recheado de locais de grande relevo histórico. Fica fora da cidade, mas o desvio vale bem a pena.

O mosteiro integra a Rota das Abadias Cistercienses europeia e, aos meus olhos, destaca-se pelo magistral cadeiral do coro das monjas, com os tetos revestidos a caixotões de madeira e as paredes a painéis de azulejos; e ainda pela espetacular sacristia.

Em Coz, é ainda fundamental visitar o projeto Coz’ART, que visa revitalizar a arte tradicional de trabalhar o junco.

Outros lugares a visitar perto de Alcobaça

Para além dos lugares aqui referidos, há uma série de atrativos que pode – e deve – conhecer na cidade e no concelho de Alcobaça. Entre eles, destaque para os seguintes:

  • Jardim do Amor. Espaço urbano requalificado na cidade de Alcobaça, evocando, uma vez mais, a história de Pedro e Inês.
  • Museu Raul da Bernanda. Museu sobre a louça artística de Alcobaça.
  • Mosteiro da Batalha. Uma vez que a aldeia de Coz fica a meio caminho entre a Batalha e Alcobaça, pode aproveitar a viagem para visitar o extraordinário Mosteiro da Batalha.
  • Lagoa de Pataias. A principal zona húmida do concelho de Alcobaça.
  • São Martinho do Porto. É a mais importante estância balnear do concelho, e um lugar perfeito para fazer praia nos meses mais quentes do ano. A Nazaré fica ainda mais perto.
  • Grutas de Mira de Aire e Grutas de Alvados. Estando na região, aproveite para visitar as Grutas de Mira de Aire ou de Alvados. Ficam longe da cidade, na serra de Aires e Candeeiros.

Mapa com o que fazer em Alcobaça

Guia prático

Quando visitar Alcobaça

Em teoria, pode visitar Alcobaça durante todo o ano, mas talvez a primavera e o outono sejam as épocas mais bonitas. De resto, caso opte por fazer uma escapadinha a Alcobaça durante o verão, tenha em mente que as temperaturas podem ser muito altas. E, se possível, evite os fins de semana.

Onde ficar

Não faltam hotéis em Alcobaça com excelente relação qualidade/preço. Desde logo, o tradicional Hotel Santa Maria, de três estrelas, que cumpre bem a função e tem uma localização muito central. O mesmo se pode dizer do Hostel Rossio Alcobaça, um alojamento barato para viajantes de espírito jovem.

Mais luxuosos e requintados são os aposentos do magnífico Challet Fonte Nova, uma excelente opção de hospedagem caso possa – e queira – gastar um pouco mais.

Fora da cidade, mas não menos recomendável, o Your Hotel & Spa Alcobaça (antigo Hotel Termas da Piedade) oferece amenidades próprias de um grande hotel (pense em quartos amplos, piscinas e campo de golfe).

Por fim, para uma opção rústica, inusitada e em contacto com a Natureza, considere as deliciosas cabanas sobre estacas do Parque dos Monges. São uma espécie de glamping, sobre o Lago das Freiras, fora do ambiente urbano de Alcobaça.

Note que, como referido, não falta oferta hoteleira em Alcobaça; pelo que, caso estes hotéis não lhe agradem (ou não tenham disponibilidade), pode pesquisar alternativas usando o link abaixo. Mas faça-o com antecedência!

Pesquisar hotéis em Alcobaça

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Leiria Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Alcobaça e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Mosteiro de Santa Maria de Coz, abadia cisterciense perto de Alcobaça
Onde ficar no Algarve (melhores hotéis e regiões) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Alcobaça

Reserve um hotel em Alcobaça ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens